14 anos de Associativismo, será que vale a pena dedicarmo-nos a uma causa?

Amigos venho partilhar uma coisa com todos vós, já o tenho feito através de pequenos e vários comentários no face, embora hoje decidi partilhar na integra esta minha vivência durante 14 anos de Associativismo.
Eu fiz parte de uma associação cultural, onde moro durante 14 anos, essa associação tem como actividades culturais, uma escola de música, uma banda Juvenil, uma banda Filarmónica, e um rancho folclórico, do qual eu fui responsável, e directora desse mesmo rancho, durante os 14 anos, tudo começou quando eu que simplesmente ia acompanhar o meu filho mais velho, que na altura fazia ginástica tal como o seu médico o tinha recomendado, e sendo que enquanto, esperava pelo meu filho, e sendo eu uma pessoa comunicadora que sempre, e ainda hoje gosto de comunicar, ia falando com as pessoas que se encontravam pela dita Associação, trocávamos ideias. Certo dia e porque a pessoa que me colocou nesta vida do Associativismo, tendo hoje um cargo político, e sendo uma pessoa, que muito admiro e respeito, e por ver as minhas ideias sobre o associativismo, e como ele queria enveredar pela política, colocou-me como responsável do rancho. Eu na altura quase não reagi, pois não estava a contar com aquela decisão, mas depressa reagi, e pensei, se me está a colocar como responsável, é porque viu as minhas qualidades e confiou em mim, e eu só teria que lhe dar provas da sua confiança. É certo que na altura o rancho não tinha as pessoas que actualmente tem, também é certo que tinhas duas ou três pessoas problemáticas e chantagistas, que quando era as saídas arranjavam sempre conflitos, pois queriam que fossem pessoas na camioneta, que não pertenciam ao rancho, simplesmente iriam para irem passear, e por vezes destabilizar, mas sempre tentei concertar esses mal entendidos, os anos passaram, os anos passaram e passados 5 anos, fui convidada pela mesma pessoa, que me convidou, para fazer parte da Direcção da Associação, pois tinha visto o meu trabalho e o meu desempenho, que só ele saberá as conclusões, que tirou sobre mim, mais uma vez sucedeu que mais uma vez confiou nas minhas aptidões, embora fosse um trabalho com mais responsabilidade, e que iria acumular com o que já tinha. Desde então passei a ter mais trabalho, sempre me dediquei de corpo e alma ao me propunha a fazer, que era o trabalho de secretaria, bem como arranjar saídas para o rancho, pois era o único agradecimento que poderia ter para com as pessoas que andavam no rancho, e a ensaiarem todas as sextas feiras, e eu pensava como seria gratificante termos saídas, assim eles veriam o valordo seu trabalho e esforço reconhecidos. E o trabalho na Associação ia decorrendo dentro da normalidade que quem sabe! Sabe como é, e assim tanto eu como todos os elementos da direcção, trabalhamos em perfeita harmonia, para o desenvolvimento da mesma. Nos últimos três anos que estive na direcção, e que terminaram no dia 15 de Janeiro de 2010, porque a cada três anos havia eleições para que a nova direcção governasse os caminhos da associação, entraram duas pessoas novas, que começaram por querer as coisas á maneira deles, só eles eram o reis e a senhores no meu entender, pois para eles o trabalho que os restantes elementos, ou simplesmente alguns elementos desenvolvia para eles não era significativo, ou era a inveja que tinham de ver o bom empenho e dedicação por quem trabalhava, ou era o quererem se exibir á sua maneira, e para isso era necessário tirarem o tapete debaixo dos pés de alguém, o que veio acontecer comigo. Eu no início continuava a fazer o meu trabalho, embora muitas vezes ficasse prejudicada financeiramente, porque como gostava de ver as coisas resolvidas e após ter falado com a direcção,e ter a sua arovação, a tesoureira nunca queria disponibilizar o dinheiro, (um dos novos elementos), e como gostava de ver logo as coisas resolvidas, avançaria eu como o dinheiro, e que algum eu nunca o reavi. O que no fundo era um mal menor, e passei assim os últimos três anos na direcção com algum sofrimento, entre outros sentimentos negativos, porque só pelo facto de eu ter feito um site para o rancho e o ter oferecido á associação para o rancho fosse conhecido e tivesse mais saídas, o que era uma mais valia para ambos, numa das reuniões de direcção, esses dois novos elementos só não me enterraram viva porque não poderem, aonde eu disse que se era assim que agradeciam o trabalho e a ofertas das pessoas que ofereciam bens para a Associação, não sabiam o que era o associativismo? Entre muitos outros obstáculos, e entraves que se depararavam á minha frente, durante esses três últimos três anos, sempre que levei as coisas com muita passividade, e calma, apesar de todo o sofrimento. Quando pensei em sair da Direcção, e porque me aconteceu uma desgraça, tive um " Azar" no meu computador, e perdi todos os dados, aonde tinha dados meus pessoais do meu trabalho, o que eram mais importantes, e as cartas de correspondência do rancho que era o que eu estava encarregue de fazer nos últimos três anos, e a base de dados que eu estava a fazer para deixar na Associação quando saísse, pois tinha sido eu que tinha comprado o programa sem pedir qualquer dinheiro á Associação,alem do trabalho, e ainda foram uns bons euros, que para a minha possibilidade financeira é muito. Sendo que além do trabalho era mais um donativo que eu queria fazer para a Associação, e como eu não tinha feito uma cópia de segurança, (o que a partir dessa data ), nem que seja um simples texto eu guardo tudo á parte do PC, e porque tive o " Azar" de ter entrado um vírus, que me varreu tudo, e ainda hoje o PC não está bom. Eu estive vários dias que nem dormia, a pensar no que me tinha acontecido. Andava mesmo desesperada, mas mesmo assim, eles pensaram que eu agi por maldade, e que sabia que vinha embora e que não quis deixar nada para quem me seguisse. Decidiram e tomaram a decisão que tomaram de me tirarem como responsável do rancho e como apresentadora, que era também um dos meus cargos, e sem terem falado comigo, sem darem a possibilidade de eu me explicar…. “ Decidiram e está decidido!”… Nem tão pouco quiseram ficar com o PC para o recolocarem noutro técnico, pois que eu na altura tinha pedido ao Eng.ª do meu trabalho para ver se conseguia recuperar alguma coisa, que para além de perder o trabalho da Associação, perdi trabalhos meus, e principalmente do meu trabalho que é aonde ganho o meu ordenado. Sendo que na minha opinião deveriam ter feito uma Assembleia Geral com todos os sócios, explicando o caso, e depois eu poder explicar a situação, e irem a votos nessa mesma assembleia. A direcção expunha o caso, eu justificava e as pessoas votam, penso e acho na minha modesta opinião, que seria a atitude mais correcta, e é claro que aceitaria, o que se tivesse decidido nessa altura. Sendo que estava lá como voluntária e nada ganhava, e tenho a plena consciência da minha responsabilidade, a direcção tomou essa decisão porque foram manobrados por essas três pessoas, que não me queriam ver dentro da Associação, e sabem porquê?... Por eu ser correcta franca e directa, e não aceitar nem concordar com injustiças e como havia muitas e falava, acabei por eu própria ser injustiçada. Apesar do " Azar " que tive. Isto é simplesmente um desabafo não desejo mal a ninhuém, e muito menos á associação, pois tenho dito muitas vezes, que, " As pessoas passam e as Instituições ficam " E por isso desejo as maiores " FELICITAÇÕES " para a Associação, e que as pessoas que lá estão a trabalhar, que o façam, e pensem na associação, com a dignidade que esta merece. Não me arrendo em nada, mesmo nada, do trabalho que lá fiz, de algumas pessoas que conheci e que são integras e sinceras e puras como eu, e dos verdadeiros amigos que fiz, aos quais aqui deixo o meu verdadeiro agradecimento, pelo grande apoio, que me deram. “ A todos o meu grande Bem-haja de coração “.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Universal Declaration of Human Rights - Declaração Universal dos direitos Humanos.

Feliz Dia para Quem É...........